Serviços
Dreno horizontal profundo
Trata-se de tubos de pequeno diâmetro inseridos ao longo do corpo de taludes, com o objetivo de coletar águas infiltradas ou procedentes de lençol freático, minimizando as condições de subpressões existentes, reduzindo e afastando as redes de fluxo, resultando em uma maior estabilidade. Devem ser executados após a conclusão de todas as operações de terraplenagem necessárias nas áreas próximas.
Controle de qualidade: O controle consiste na verificação da posição e profundidade de cada dreno executado, além da conferência da disposição das ranhuras ou orifícios dos tubos de PVC, dimensões e acabamento das bocas de saída.
O processo deve obedecer cada uma das seguintes etapas:
Etapa 1
Locação dos pontos de instalação, de acordo com o previsto no projeto.
Etapa 2
Instalação do equipamento de perfuração. Neste tipo de operação podem ser necessários andaimes de madeira ou estruturas similares, variando de acordo às condições específicas de cada local.
Etapa 3
Execução da perfuração, até a profundidade especificada no projeto. A água utilizada ou resultante desta etapa, deve ser canalizada e disposta de maneira a não causar danos ao talude ou encosta. O sistema de perfuração deve ter recurso para utilização de camisa metálica, revestimento, e perfuração com ar comprimido.
Etapa 4
Instalação dos tubos de PVC com ranhuras, previamente envolvidos pelo geotêxtil, de acordo com as especificações do projeto-tipo adotado.
Etapa 5
Selagem com calda de cimento do trecho liso do tubo.
Etapa 6
Execução da boca de saída de concreto, destinada à proteção de saída e fixação do dreno ao talude ou encosta.
Empreendimentos nacionais e internacionais
Soluções
Estacas Escavadas em Rocha
Estaca Wirth