Trata-se de processo onde o equipamento gera a quebra da estrutura do solo, proporcionando a mistura do mesmo com o cimento, criando uma estrutura homogênea composta pelos dois elementos. A forma da ferramenta permite a construção de paredes, seja para contenção, Cut-Off ou isolamento de áreas contaminadas. Como se trata de uma mistura do solo e cimento, a quantidade de terra resultante do processo é muito pequena.
Execução
Durante a fase de penetração, o corte, mistura, fluidificação e homogeneização são realizados à medida em que a mistura de cimento e bentonita é bombeada no solo. A adição de ar comprimido é recomendada para ajudar o curso de descida. Aproximadamente 70% do total do volume da lama é bombeado durante esta fase.
Após atingir a profundidade desejada, o bombeamento de ar é interrompido. O restante do composto é misturado ao solo durante o processo de subida. A velocidade de extração pode ser alta, haja vista que a maioria do mesmo já foi adicionada ao solo na fase anterior.
Vantagens
- Alto rendimento e produtividade em todo o processo
- Logística simplificada de fornecimento de cimento
- Economiza recursos, uma vez que o solo é utilizado como material de construção
- Dispensa a remoção do solo, evitando investimento em manuseio e eliminação da parcela retirada
- Ocupa muito menos espaço que a maioria dos processos similares
- Gera pouco resíduo, o que é de grande valia para áreas com solo contaminado
- Alta precisão e poder de penetração em terrenos mais resistentes
- Capacidade de atingir até 60 metros de profundidade
- Ideal para montagem de paredes, já que o processo executa painéis retangulares ao invés de colunas
- Rígido controle de qualidade e monitoramento em tempo real da execução dos painéis
- No caso de substituição de parede diafragma, não é necessário a execução de mureta guia
Controle de Qualidade
O sistema B-Tronic, exclusivo dos equipamentos CSM da Bauer, permite o monitoramento e controle dos parâmetros de construção bem como as seguintes funções gerais do equipamento: profundidade, volume, pressão da lama nas mangueiras, pressão da lama e solo na ferramenta, volume bombeado x tempo, volume bombeado x profundidade, inclinação (nas duas direções), velocidade da ferramenta, parâmetros gerais da Soil Mixer.