São fundações constituídas por fustes escavados mecanicamente através de trados acionados por perfuratrizes. As mais comuns são hidráulicas, montadas sobre caminhões. Esses tubulões caracterizam-se pela facilidade e simplicidade de execução.
Aplicação
Essa opção é aplicável em solos que permitem a escavação sem necessidade de revestimento (apresentando alguma coesão) e situados acima do lençol freático (NA subterrâneo).
Execução
O diâmetro mínimo exigido para o fuste é de 60cm, devido ao alargamento manual da base, que deverá ter altura limitada a 2m.
A concretagem do tubulão deve ser processada imediatamente após a conclusão da abertura da base (no máximo 24h, conforme NBR 6122) e o concreto deve ser autoadensável (abatimento em torno e 15cm), propiciando adequado preenchimento sem a necessidade de adensamento.
Recomenda-se ainda o lançamento através de funil para evitar desagregação e contaminação com o solo, normalmente ocorrentes quando lançado diretamente no interior da escavação.
Controle de Qualidade
O controle de execução compreende:
- Inspeção do material escavado que deve estar de acordo com o mostrado pelas sondagens;
- Conferência da cota de assentamento obtida, que deverá ser compatível com a prevista;
- Conferência da geometria do tubulão (fuste e base), bem como sua locação e desaprumo;
- Conferência da concretagem, incluindo características do concreto (fck e abatimento), lançamento e adequado preenchimento da base.