Constitui tipo de estaca no qual o fuste é formado pela injeção, sob pressão, de concreto de elevado abatimento, consumo mínimo de 400kg de cimento por m³, confeccionado com o agregado de diâmetro máximo igual à brita 0 ou pedrisco, através de tubo de 4 a 5 polegadas em torno do qual encontra-se montada a hélice contínua previamente introduzida no terreno, tal como um parafuso, através de equipamento especial, mantendo assim a estabilidade do terreno.

Aplicação

A Hélice Contínua pode ser aplicada nas mais variadas condições do subsolo, exceto quando há presença de materiais impenetráveis como: matações, camada espessa de pedregulhos compactados, solos concrecionados, entre outros.

Vantagens

  1. Total ausência de vibrações;
  2. Baixo nível de ruído;
  3. Alta produtividade (média de 15 a 25 estacas produzidas por dia);
  4. Existência de processos que permitem o controle efetivo da execução, através de monitoração eletrônica e emissão de relatórios

Execução

A execução desse processo consiste em introduzir, através de rotação, o trado contínuo no terreno. Não há remoção do trado durante todo o processo.

Segue-se a etapa de concretagem, que consiste no bombeamento de concreto especial pelo através do tubo central, à medida em que o trado é removido sem rodar. A aplicação é levada até a superfície do terreno.

Esse processo gera um sobre consumo de concreto aproximadamente 10%. Contudo, esse excedente não deve ser encarado como desperdício, mas sim como máxima garantia do total preenchimento da estaca.

Concluído esse processo, remove-se a terra acumulada e é aplicada no concreto uma armação suficientemente rígida.

Controle de Qualidade

Processado eletronicamente através de sistema específico, cujo controle central é exercido por computador existente na cabine da máquina. Seu objetivo é monitorar e apresentar, em tempo real, informações sobre a perfuração e a concretagem da estaca, permitindo ao operador altera-las conforme cada circunstância específica.

Há também um sensor eletrônico que mantém o controle de verticalidade da perfuração da estaca, indicando as correções requeridas sempre que necessário.