São elementos de fundação circulares escavadas através de perfuratrizes e ferramentas (trados e caçambas), nas quais a estabilidade das paredes e fundo da escavação é propiciada pela lama bentonítica ou polímero que preenche a perfuração. Os diâmetros variam de 600mm a 2500mm e a profundidade pode chegar a 80 metros. O lançamento do concreto da estaca é submerso.

Pode ser executada em comprimentos longos.

Controle de Qualidade

Durante a perfuração verifica-se, permanentemente, a verticalidade, que é corrigida ao primeiro indício de desaprumo.

Antes da concretagem verifica-se a adequada limpeza do fundo da estaca através do ensaio das características de amostra de lama, coletada a 15cm do fundo, e que deverá apresentar as características dentro dos limites fornecidos pela NBR 6122.

Após a colocação da armação inicia-se a concretagem, que não deve sofrer interrupções, sendo o concreto lançado pelos caminhões diretamente no funil disposto na extremidade superior do tubo tremonha.

Antes do lançamento de cada caminhão verifica-se visualmente o aspecto do concreto e mede-se seu abatimento.

Durante a concretagem é mantido rigoroso controle da subida do concreto dentro da estaca, assegurando que posição da ponta do tubo tremonha seja mantida sempre imersa no concreto.

Execução

Antes de iniciar a escavação da estaca, coloca-se uma camisa-guia metálica com 2000mm de comprimento e diâmetro um pouco maior que o da estaca.

Logo depois, a caçamba ou trado é centralizado na estaca e inicia-se a escavação através de uma perfuradora de esteiras equipada com haste Kelly (telescópica).

A escavação divide-se nas seguintes fases:

Escavação e preenchimento simultâneo da estaca com lama bentonítica ou polímero de preparação prévia.

Ensaio para verificação das características da lama. Caso a mesma esteja adequada, inicia-se a concretagem e colocação da armadura, previamente montada, dentro da estaca; caso contrário não, é preciso substituir a lama poluída.

Concretagem submersa através de tubo tremonha, com introdução do concreto via estaca, de baixo para cima, bombeando a lama de volta para os tanques.